Esse sistema de rating surgiu no fim dos anos 50. Foi quando começaram a colocar em prática vários sistemas baseados em que cada enxadrista recebe um coeficiente individual, o rating (do inglês, qualificação), o qual varia a cada competição, dependendo dos resultados obtidos.
A Federação Internacional de Xadrez (FIDE) em 1970 adotou um sistema de coeficientes elaborado pelo professor norte americano Arpad Elo, daí o nome ELO para o rating. Para se calcular o rating de um jogador usa-se a fórmula:
R = Ra + 10*(Po-Pe)
R: rating atual
Ra: rating anterior
Po: pontos obtidos
Pe: pontos esperados
Se olharmos para a fórmula concluímos que quanto maior for os pontos obtidos, o seu rating irá aumentar proporcionalmente. Caso contrário ele irá diminuir.
Para calcularmos os pontos esperados vamos supor que você irá enfrentar um adversário que possui uma pontuação de rating igual a sua. Nessas condições, teoricamente, o match entre você e seu adversário deve terminar empatado, ou seja, cada um deve obter 50% dos pontos. Porém se o seu rating é superior, você pela lógica deve obter mais de 50% dos pontos. E quanto maior for a diferença maior deverá ser a porcentagem da pontuação. Com base nessa linha de pensamento criador do sistema elaborou a seguinte tabela:
Dif | Sup (%) | Inf (%) | Dif | Sup (%) | Inf (%) |
0-3 | 50 | 50 | 198-206 | 76 | 24 |
4-10 | 51 | 49 | 207-215 | 77 | 23 |
11-17 | 52 | 48 | 216-225 | 78 | 22 |
18-25 | 53 | 47 | 226-235 | 79 | 21 |
26-32 | 54 | 46 | 236-245 | 80 | 20 |
33-39 | 55 | 45 | 246-256 | 81 | 19 |
40-46 | 56 | 44 | 257-267 | 82 | 18 |
47-53 | 57 | 43 | 268-278 | 83 | 17 |
54-61 | 58 | 42 | 279-290 | 84 | 16 |
62-68 | 59 | 41 | 291-302 | 85 | 15 |
69-76 | 60 | 40 | 303-315 | 86 | 14 |
77-83 | 61 | 39 | 315-328 | 87 | 13 |
84-91 | 62 | 38 | 329-344 | 88 | 12 |
92-98 | 63 | 37 | 345-357 | 89 | 11 |
99-106 | 64 | 36 | 358-374 | 90 | 10 |
107-113 | 65 | 35 | 375-391 | 91 | 9 |
114-115 | 66 | 34 | 392-411 | 92 | 8 |
122-129 | 67 | 33 | 412-432 | 93 | 7 |
130-137 | 68 | 32 | 433-456 | 94 | 6 |
138-145 | 69 | 31 | 457-484 | 95 | 5 |
146-153 | 70 | 30 | 485-517 | 96 | 4 |
154-162 | 71 | 29 | 518-559 | 97 | 3 |
163-170 | 72 | 28 | 560-619 | 98 | 2 |
171-179 | 73 | 27 | 620-735 | 99 | 1 |
180-197 | 74 | 26 | >735 | 100 | 0 |
189-197 | 75 | 25 |
Suponhamos que seu rating seja 2400 e que seu primeiro adversário tenha 2300. Calculemos então seus Pontos Esperados (Pe):
2400 – 2300 = 100
Como seu rating é maior do que o do adversário, procuramos na coluna Dif o número 100 e encontramos a porcentagem correspondente na coluna Sup. Encontramos o valor 64, que significa que você deve fazer 64% dos pontos em disputa. Como cada partida tem o valor de 1,0 ponto, temos:
Pe = 0,64*1,0, logo, Pe = 0,64
Vamos considerar os três casos possíveis: vitória, empate e derrota:
Vitória (Po = 1,0) R = 2400 + 10*(1,0 – 0,64) R = 2400 + 10*(0,36) R = 2400 + 3,6 R = 2403,6
Arredondando: R= 2403
Empate (Po = 0,5) Rn = 2400 + 10*(0,50 – 0,64) R = 2400 + 10*( – 0,14) R = 2400 – 1,4 R = 2398,6
Arredondando: R = 2398
Derrota (Po = 0,0) R = 2400 + 10*(0,00 – 0,64) R = 2400 + 10*( – 0,64) R = 2400 – 6,4 = 2393,6
Arredondando: R = 2393
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